quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fraldas de pano: o retorno?

Algumas mamães, preocupadas com a quantidade de fraldas descartáveis utilizadas por seus bebês, estão voltando a utilizar as famosas fraldas de pano. Parece algo impossível para as mamães modernas, não é? Principalmente porque, quando pensamos em fraldas de pano, o que nos vem a mente são aqueles pedaços de pano branco, difíceis de colocar e que, por não terem absorção, vazam e ainda deixam assaduras no bebê.  

No entanto, as fraldas de pano também de modernizaram e estão sendo chamadas de fraldas ecológicas. Elas ganharam um novo design e já vem no formato certinho, com pequenos botões, absorvente interno e estampas bem simpáticas.  Além da economia, pois as fraldas de pano duram muito, o meio ambiente também agradece. Estima-se que uma criança utilize cerca de 5000 fraldas descartáveis até os 2 anos de idade. E o tempo de decomposição das mesmas gira em torno de 450 anos!

Mas deve-se pensar na quantidade de água e produtos químicos utilizados em suas lavagens. O ideal é utilizar a própria água do banho de bebê para deixá-las de molho. Para mamães de primeira viagem ou para aquelas que nem se imaginam lavando uma fralda de pano, o ideal é começar com uma ou duas unidades, intercalando com as fraldas descartáveis.

7 comentários:

  1. Olá!!!!

    Hoje é muito mais fácil lavar e secar as fraldas de pano. Não precisa de muito sabão, aliás, usa-se pouquíssimo sabão na verdade, na minha máquina de 12kgs eu utilizo pasmem 2 tampinhas de refrigerante de Sabão Líquido. Passei a usar menos sabão nas minhas roupas do dia a dia também. Várias amigas também usam a mesma quantia de sabão nas roupas.
    Uma ressalva, a maioria dos fabricantes não recomenda deixar de molho. Eu acumulo e lavo as fraldas junto com as roupas da minha filha, tendo o cuidado apenas de fazer uma pré-lavagem na máquina mesmo.

    Ah vale lembrar também que as fraldas de pano não precisam de alvejantes, nenhum produto além do sabão, e também não precisam e não devem ser passadas a ferro. Muitas podem ir à secadora, o que facilita e muito.
    Mãe moderna também usa fralda de pano!!! Pois cada vez mais pensamos no bem estar dos nossos filhos, e de quebra ajudamos a preservar o meio ambiente!

    Vou deixar o link do vídeo de uma fralda que gosto muito, a Dipano, que ilustra bem como é a fralda por dentro, e a facilidade para a lavagem da mesma. Vejam aqui
    http://www.youtube.com/watch?v=5AqBFjt3BNM&feature=player_embedded

    Bjs, Mari mamãe de 2

    ResponderExcluir
  2. Oi! Trabalho com crianças alérgicas e achei esse blog interessante por dois motivos, é cológica e na faz assaduras.Gostei do depoimento da Mari mamãe de 2.Se possivel mande-me uma amostra.Aguardo restorno,tia Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! eu tenho para vender tenho uma lojinha no facebook Kiana Artesanato me add la ou me manda um email markianinha@gmail.com que mando uns modelos para vc da uma olhada

      Excluir
  3. Sempre há novidades e em http://blog.institutoideias.com.br/projeto-mexicano-usa-cogumelo-para-decompor-fraudas/ descobre-se mais uma saída pras fraldas descartáveis.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!! Estou grávida do meu primeiro bebe e gosto muito da ideia da fralda de pano, minha familia acha que estou doida!! acho mesmo a ideia fantastica e quero incluir no enxoval do meu bebe, alguem pode me ajudar?? como faço para comprar?? Muito abrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! eu tenho para vender tenho uma lojinha no facebook Kiana Artesanato me add la ou me manda um email markianinha@gmail.com que mando uns modelos para vc da uma olhada

      Excluir
  5. Oiiii, adoro essa ideia! Queria saber onde mais tenho a opção de comprar? Obrigada

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!