segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Desmatamento urbano

Ah! Como é bom poder contar com a sombra de uma árvore generosa em um dia de sol escaldante! Sombra que nos acolhe e protege como uma verdadeira mãe cuida de sua prole, dando conforto e bem-estar.



As árvores captam gás carbônico e liberam oxigênio, além de colaborarem com a regulação da umidade do ar, através da transpiração. Uma mistura de purificador atmosférico com ar condicionado. Uma maravilha!
Inúmeras são as vantagens de se ter um ambiente urbano bem arborizado, mas pena que isto está cada vez mais raro. A falta de respeito e consciência está acabando com nossas amigas e pelos motivos mais banais.
Muitas pessoas ficam incomodadas dizendo que o passeio fica sujo, o muro está trincando ou simplesmente não querem tê-las como companheiras e pedem sua retirada.

Alguns casos são absurdos como aquela pessoa que corta a árvore em frente de casa, mas pára o carro na sombra da árvore do vizinho!



Outro absurdo é a poda mutiladora feita para liberar as linhas de energia e comunicação, mostrando a total falta de planejamento e investimento. Nos dias atuais estas linhas deveriam ser subterrâneas, mas esqueço que isso é coisa de primeiro mundo.



É bom lembrar que cortar árvores sem autorização do órgão competente é crime!Geralmente exige-se que para cada exemplar cortado sejam plantados outros dois, mas isso nem sempre é cumprido e a fiscalização é insuficiente.

Seria muito bom se fosse elaborada uma lei que obrigasse o plantio de uma árvore na frente de cada imóvel.
Mas será que precisamos de uma lei assim? Acho que não. Basta que cada um faça sua parte , plante uma árvore e ajude a preservar as já existentes. Com certeza teremos uma qualidade de vida bem melhor. Pense nisso!

Um comentário:

  1. EU MORO EM ANGRA DOS REIS E AQUI ESTA ACONTECENDO EXATAMENTE IGUAL, DERRUBADA INDISCRIMINADA DAS ARVORES.

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!