sábado, 8 de janeiro de 2011

Qualidade das águas

Uma pesquisa realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, divulgada no último dia 7, revela que dezenas de rios e lagos de 15 estados brasileiros e Distrito Federal estão com a qualidade de suas águas em situação precária.
Nenhum dos rios e lagos analisados tiveram a qualidade de suas águas enquadradas como boas ou ótimas. 68% são considerados regulares, 28% ruins e 4% péssimos.
Lindo por fora, horrível por dentro, o lago da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro é um dos mais poluídos do Brasil.



Alguns rios que cortam capitais também sofrem com a poluição e foram classificados como ruins. Dentre eles estão o rio Arrudas em Belo Horizonte, Tietê em São Paulo, Meia Ponte em Goiânia, Maranguapinho em Fortaleza e Santa Maria em Vitória.



Na pesquisa ficou constatado que a maior fonte de poluição dos rios e lagos brasileiros é o lançamento de esgoto sem tratamento e lixo.



Com estes resultados fica claro a necessidade de investimentos em saneamento, principalmente na construção interceptores e estações de tratamento de esgoto.



Algumas pessoas podem falar que o investimento é muito alto, mas isto teria influência direta na qualidade de vida das populações envolvidas e na redução dos gastos com saúde. Este tipo de investimento vale a pena.
Projetos de educação ambiental também são necessários para que se diminua a quantidade de lixo dispensado nos cursos d’água. Quem sabe no futuro possamos acabar de vez, com esta prática.

2 comentários:

  1. Super importantes essas informações postadas, Cláudio. Em BH, o governo de Minas está investindo em mais um trecho no alargamento da avenida Teresa Cristina e dos Andradas. O problema é que se resolve um escondendo outro, pois estão construindo a avenida em cima do rio Arrudas, tampando-o. A impressão que tenho é que é mais fácil tampar o problema do que resolvê-lo, assim ninguém vê a sujeira e fica feliz com mais espaço para o trafego de carros na cidade. Eu ainda acho um absurdo. Quando chover, o rio ali embaixo esganado e tampado, poderá transbordar e os problemas aparecerão outra vez...

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que, em Minas, o Projeto Manuelzão tenta, há anos, recuperar o Rio das Velhas a partir da conscientização popular e da educação ambiental. Já houve avanços, mas sem vontade política fica difícil!

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!