quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gruta Rei do Mato

Portugal Digital - Brasil/Portugal
20/12/2010 - 12:30
Gruta Rei do Mato tem novo receptivo turístico
O equipamento foi projetado para melhor atender os visitantes, um contigente de 25 mil turistas que procura anualmente a atração localizada no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais.





Da Redação

Sete Lagoas (MG) - O Monumento Natural Gruta Rei do Mato, um dos pontos mais visitados de Minas Gerais, ganhou novo receptivo turístico. O espaço foi inaugurado em Sete Lagoas, região Central do Estado de Minas Gerais, e foi especialmente projetado para melhor atender os visitantes, que somam 25 mil por ano.


O secretário-adjunto da Sectretaria de Turismo, Maurílio Guimarães, destaca a importância do investimento para o fortalecimento do Circuito Turístico das Grutas. O Estado tem o privilégio de abrigar um dos maiores e mais expressivos conjuntos de cavernas do Brasil, com 1.720 grutas das 4.791 cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia em todo o país.


A importância da estruturação da área para o desenvolvimento sustentável do município também foi ressaltada pelo prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Maroca, que considerou a entrega da obra como um marco para o turismo em Sete Lagoas. “O Circuito das Grutas, que abrange o nosso município, é fator importante para o desenvolvimento local, especialmente nas áreas cultural, ambiental e turística”, destacou.


Um templo natural


O Monumento passou por um processo de reestruturação no primeiro semestre de 2010 e hoje conta com auditório, com capacidade para 120 pessoas, uma sala de exposição permanente, áreas de exposições livres, nova bilheteria, lanchonete, área administrativa, banheiros, vestiários, brigada de incêndio e ecoloja. O investimento, na infraestrutura, foi de R$ 2 milhões.







Outro destaque é a nova iluminacão da gruta com tecnologia em LED (sigla em inglês para diodos emissores de luz) que não causa impacto para a cavidade natural e nem a vida da caverna. A gerente da Unidade de Conservação, Patrícia Reis Pereira, informou que o novo sistema gera uma economia de 74% de energia e tem vida útil de 60 mil horas, ou aproximadamente 25 anos. “Além de possuir um baixo consumo energético, o LED preserva as características naturais, geológicas, morfológicas, climáticas e bióticas da cavidade”, explicou.


O novo sistema de iluminação da Gruta Rei do Mato, junto com a iluminação da Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e do Maquiné, em Cordisburgo, na região Central do Estado, também recebeu da Philips do Brasil o reconhecimento de melhor iluminação em LED da América Latina e a segunda melhor do mundo.





As três grutas fazem parte da Rota Lund, um projeto do Governo de Minas, que pretende implantar, nos próximos meses, um roteiro turístico pela região cárstica do entorno da capital, que alie preservação ambiental, educação, cultura, turismo e desenvolvimento sustentável. O percurso tem uma distância de 120 quilômetros, inclui o Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, e o Parque Estadual do Sumidouro, nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa.


O Monumento Natural Gruta Rei do Mato foi criado pela Lei 18.348, em 25 de agosto de 2009 e tem uma área de 141,36 hectares. A gerência e a administração da Unidade de Conservação são de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a gestão do atrativo “Gruta Rei do Mato” , da Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura S/A (Seltur).







Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias, e pela profundidade de seus salões, com desníveis de 30 metros. O espaço possui quatro salões com pinturas rupestres de oito, seis e dois mil anos e formações de stalagmite e stalactite. Destacam-se as Colunas Gêmeas, com aproximadamente 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro.

Um comentário:

  1. muuuuito lindas essas grutas néh??
    bom mesmo é quando a gente tá dentro dalas...
    eu já fui e amei
    gostaria que você dono desse blog aproximasse se possível a 3ª foto
    e mande-a para mim no e-mail:adriana.cim@hotmail.com
    obrigadaaa!

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!