quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sustentabilidade no mundo


Por Cláudio Yoshinaga
Ultimamente, muito se tem falado sobre as questões ambientais, principalmente sobre a preservação dos recursos naturais e hídricos. Mas como aliar preservação e desenvolvimento?


Desta questão surgiu o termo “desenvolvimento sustentável”, ou seja, desenvolvimento com sustentabilidade. O uso dos recursos naturais de maneira planejada de modo a suprir nossas necessidades sem prejudicar as interações ecológicas necessárias para a manutenção do meio ambiente e seu pleno funcionamento.
O desenvolvimento social também deve estar inserido no modelo sustentável visando a melhoria das condições de vida das comunidades envolvidas.
Um bom exemplo é o da Natura que utiliza matéria prima da Amazônia retirada da floresta pelas comunidades nativas sem causar dano algum e propiciando uma melhoria na qualidade de vida dos moradores.
Outro exemplo é a retirada de madeira de maneira planejada causando impacto mínimo e favorecendo a recuperação da floresta.


Existem várias formas de se praticar sustentabilidade, dentre elas podemos citar: reciclagem de materiais, uso racional de energia e água, utilização de transporte coletivo, comprar produtos ecologicamente corretos (produtos verdes).
As ações sustentáveis devem ser incorporadas por todos, mas os governos devem adotar políticas setoriais que promovam mudanças estruturais relacionadas ao crescimento e ao meio ambiente.
É de suma importância a criação de ferramentas de controle para níveis de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, controle da atividade pesqueira, controle de emissão de poluentes nos cursos de água.




Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
claudiobiologo@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!