segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A polêmica dos Antibióticos

Um assunto que vai dar o que falar nesta e nas próximas semanas é a proibição da venda de antibióticos nas farmácias de todo o Brasil sem prescrição médica. A decisão da Anvisa é uma forma de combater a automedicação e o crescente número de casos de infecção hospitalar provocada pela superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase).



Como vai funcionar:
A partir de 28 de novembro, as farmácias, no ato da venda, ficarão com uma via da receita e a outra será entregue ao paciente, carimbada. Outro detalhe é que, após a emissão da receita, o paciente terá o prazo para comprar o medicamento: de até dez dias. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi publicada no Diário Oficial da União.
O médico clínico Telmo Diniz, que atua em Belo Horizonte com a prática ortomolecular e anti-envelhecimento, afirma que os antibióticos podem causar dores de estômago, bem como alergias, dependendo da sensibilidade de cada paciente. Antiinflamatórios podem irritar ainda mais o estômago das pessoas sensíveis. Por isso, o olho clínico do médico é de suma importância! Afinal o consumo pode provocar desde o escurecimento dos dentes, no caso de substâncias como a tetraciclina, até deficiências renais ou hepáticas e sequelas neurológicas, causadas por superdosagem.





Ouvindo a CBN na manhã de hoje, dois profissionais da saúde debateram sobre a decisão. Um apóia o outro não. O que apóia afirma que a responsabilidade sobre o medicamento ingerido pelo paciente é do médico. O outro enfatizou que existem no Brasil regiões onde não há médicos e as pessoas que moram nestes locais contam com o auxílio do farmacêutico para prescrever medicamentos. Um debate que foi longe...

Afinal, de quem é a responsabilidade pela ingestão de remédios: dos médicos ou dos farmacêuticos? Polêmico isso, não?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!