quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TIRA ESSE CAVALETE DAÍ

Eles estão por toda parte. Em qualquer canteiro. Cada pedacinho de terra vazio logo ganha sentido com o tal cavalete eleitoral.

Desde que foi liberado esse tipo de propaganda eleitoral, milhares de cavaletes com fotos e números de candidatos estão espalhados pelas cidades de todo o Brasil. Além da poluição visual, o uso abusivo dos cavaletes ainda pode provocar acidentes.



Não bastassem atrapalhar a passagem de pedestres os cavaletes não estão sendo retirados dos locais públicos após às 22h, como exige a lei eleitoral.

Em algumas rotatórias e canteiros, é possível contabilizar mais de 10. Aff, de carro, nem dá tempo de ver todos (ainda bem)! De vários tamanhos, alguns tem mais de um candidato.
Essa nova forma de exposição cumpre a exigência da Justiça Eleitoral, pois não é mais permitido propagandas fixas. Mas os cidadãos que andam pelas ruas diariamente, seja em veículos ou caminhando, não estão nada satisfeitos com essa situação. E nem eu!
Ainda bem que domingo tudo acaba, e aí eu quero ver onde vão parar os restos de milhares de cavaletes...
Só espero que não seja na natureza...

4 comentários:

  1. Aqui em sampa também tá cheioooo, um horror!!!! vontade de praticar tiro ao alvo :P

    ResponderExcluir
  2. kkk, mas eu acho que já tem gente fazendo isso, Lucy...
    rsrsrs
    tenho visto um tanto delas furadas bem no meio, rs! Se não for ação do vento ou da chuva, é de vândalos mesmo... aff...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que os "cavaletes" demonstram o compromisso dos nossos candidatos com a qualidade de vida dos eleitores.

    Ver pessoas como essas, quando eleitas, defendendo o meio ambiente, os direitos do cidadão, etc, me causa espanto.

    Na verdade, todos seguem a velha regra..."se a farinha é pouca, meu pirão primeiro".

    Agora, a lei eleitoral pode permitir a propaganda móvel. Mas a legislação urbanística de Belo Horizonte não admite, salvo engano, a ocupação de espaços públicos para fins particulares....coloque um cavalete com sua foto para ver o que acontece.

    Ou seja, se a Prefeitura tivesse interesse em fiscalizar e coibir essa péssima prática, acredito que teria instrumentos jurídicos para tanto.

    Mas o Prefeito (e seus Secretários, assessores, etc.) também participam da corrida eleitoral, de forma direta ou indireta...

    ResponderExcluir
  4. é verdade Angelo.
    Acaba sendo uma verdadeira contradição mesmo a lei eleitoral permitir a propaganda móvel e a prefeitura proibir a ocupação de espaços públicos para fins particulares.

    O problema, como voce mesmo já disse, está nos interesses de cada um.

    Eu, particularmente acho um absurdo.

    E outra, tá cheio de cavalete estragado, rasgado e caído no chão... e os propagandistas nem ligam.. só querem pôr lá, manter ou limpar nenhum quer.

    Quero só ver com o fim das eleições como será feita a limpeza disso. Até mesmo pq caminhão da SLU não recolhe papelão e nem pedaço de pau.

    Quero só ver...

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!