sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dia Mundial sem Carro

Por Cláudio Yoshinaga

O movimento Dia Mundial sem Carro (Car Free) começou em algumas cidades da Europa no final da década de 1990. Tem como príncipio a sustentabilidade dos meios de locomoção nos ambientes urbanos e acontece sempre no dia 23 de setembro!
De lá pra cá, o movimento se internacionalizou. O Brasil aderiu em 2001, e, desde então, vem aumentando, a cada ano, a quantidade de cidades participantes.

A frota de carros de passeio no Brasil já ultrapassa 31 milhões de unidades, sendo que a cada ano são produzidos mais 3 milhões! Este aumento traz sérias conseqüências para a nossa qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a maioria dos carros circula com apenas uma pessoa - o motorista!

PROBLEMAS
-poluição do ar e sonora
-efeito estufa
-doenças respiratórias
-sedentarismo
-stress
-congestionamentos
-falta de vagas de estacionamento
-aumento dos gastos hospitalares devido ao grande número de acidentes.
 




O movimento busca a difusão dos meios de transporte coletivo, o uso racional do automóvel e o exercício físico por meio da caminhada e pela utilização de bicicleta.





PARA PENSAR...
Em apenas um século nós conseguimos mudar o que a evolução levou milhões de anos para aperfeiçoar. 
O ser humano, que antes se deslocava em grandes distâncias a pé, passou a ficar sentado atrás do volante sem fazer nenhum esforço, tornando-se completamente dependente do carro e isso trouxe prejuízos enormes para a saúde.

DICA: Vamos mudar nossa maneira de pensar para agir de forma mais racional e melhorar nossa qualidade de vida? Viva a bicicleta!


Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
claudiobiologo@yahoo.com.br


3 comentários:

  1. A iniciativa é excelente. Resta saber como anda a consciência da população em abrir mão do próprio conforto em prol de um bem maior. Acho que a mídia tem um papel decisivo nesta mobilização também... Abs!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Pedro. Resta saber se a população vai abrir mão do prórpio conforto. Mas também cabe ao poder público melhorar as condições do transporte público e investir em metrô!!! tem que investir em metrô em Minas!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  3. a-há1 olha aí que legal!!!

    Segundo o site Uol, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), aderiu ao Dia Mundial Sem Carro nesta quarta-feira, a partir das 6h15, e foi para o trabalho de bicicleta. Durante 35 minutos, Paes pedalou um percurso de 20 quilômetros da Vista Chinesa até o Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio.

    Excelente atitude!

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!