segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

T.G.I. Friday´s sai do Brasil à francesa


A rede de restaurante americana Friday's está deixando o Brasil. Desde novembro as unidades no Brasil foram fechadas



A história do T.G.I Friday's (Thank God It's Friday's) é bastante curiosa. A primeira unidade foi aberta em 1965, em Nova York, no cruzamento da First Avenue com a 63rd Street. A fachada foi decorada com toldos de listras vermelhas e brancas, com o nome em tons de azul.

Somente no primeiro ano, os lucros atingiram a soma de 1 milhão de dólares. O restaurante em Manhattan se tornou em pouco tempo um lugar de encontro de adultos solteiros. 

Os pratos que fazem parte do menu Friday´s são criados por um Chef de cozinha, na sede, em Dallas, EUA. Esse chef é responsável pelo desenvolvimento de novos pratos e drinques. Essas receitas são difundidas às unidades Friday´s de todo o mundo.


No Brasil a primeira loja foi aberta em São Paulo e depois começou sua expansão para outras localidades como Rio de Janeiro, Barueri, Campinas, Brasília e BH.


 Friday´s em BH. Pátio Savassi



Enfim, mesmo com tanto sucesso nos EUA, parece que, no Brasil ,alguma coisa aconteceu. Aos poucos, a rede foi encerrando suas atitivades silenciosamente por aqui...

E, até o momento, parece que nenhuma notícia sobre esse assunto foi divulgada . A assessoria de imprensa da rede também não se pronunciou. O que será que aconteceu?

21 comentários:

  1. Aaaaaaaaah.. Eu tinha visto que fechou em BH. Trabalhei lá e gosto muito. Mas, o Outback meio que veio pra não deixar um só TGI pra contar história...

    ResponderExcluir
  2. E parece que conseguiu... será que foi isso mesmo? Afinal o Friday´s não conseguiria competir de igual pra igual?

    ResponderExcluir
  3. Uai, em Brasília eles conviveram em harmonia por muitos anos. o Fridays no Pier 21 e o Outback no Park Shopping. E quando o Fridays fechou as portas, o Pizza Hut foi correndo e pegou o imóvel pra ele...

    ResponderExcluir
  4. Gente, sera? Aqui em SP tem outback, applebees (adoro!), the fifties e outros do genero e com certeza existe publico pra todos eles. estao sempre lotados. Nao sei se falta de clientes foi bem o problema deles. Misterio!
    ps: TRABALHAMOS no Fridays, ne Nany?

    ResponderExcluir
  5. Ah, com certeza não é uma questão de concorrência local, mas mudança da estratégia global da empresa. Alguém de terno numa sala cheia de executivos lááááá nos states disse "Vamos sair do Brasil, ou América Latina, e focar nossos investimentos aqui e ali". Assim como a Esso, e outras companhias americanas... Legal ter levantado o tema! Bjs, Rê!

    ResponderExcluir
  6. Fish, o que mais me entristece é que acredito que você esteja absolutamente correto. Nunca vi o restaurante às moscas. Bem provavel que tenha surgido alguma frase do tipo "Brazil? não, pode fechar essa unidade de Buenos Aires..."

    tsc, tsc, tsc... shame on YOU!

    ResponderExcluir
  7. Galera, acho que essa história de a matriz decidir fechar não procede de forma alguma, muito menos a questão da concorrência. Como alguém disso, em Brasília, todas as redes do gênero fazem sucesso e estão sempre cheias, inclusive o Friday's (quando existia). Em Buenos Aires os três restaurantes estão abertíssimos e movimentados.
    Acredito que o problema está na pessoa que detinha a franquia no Brasil.
    EU entrei no site global do TGI e lá consta o Brasil com disponibilidade de franquia.
    Se Deus quiser irá aparecer um empresário interessado, e tomara que seja rápido, e irá trazer de novo os restaurantes e ainda expandir a rede.

    ResponderExcluir
  8. É... pode até ser que a empresa ainda tenha franquias disponíveis, caso contrário o site está desatualizado... Bom, o estranho é que então todos os franqueados em BH, Bsb e Rio não souberam administrar a loja? Como você explicaria o fechamento?
    abs

    ResponderExcluir
  9. Rê,
    Todas as franquias do brasil eram administradas pela mesma empresa.

    ResponderExcluir
  10. Ola, meu nome é Marcos, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo blog de excelente qualidade que vejo aqui.

    Trabalhei ha muitos anos no Friday's São Paulo. Toda administraçao era de um grupo só, o dono da franquia era um empresario de sobrenome italiano que não me recordo o nome agora. Acontece que, quando ele trouxe a franquia pra cá, no contrato dizia que ele deveria ter, no mínimo, 9 lojas abertas em 15 anos. Com esse prazo vencido em 2009, segundo fontes (gerente de BH que eu ainda sou amigo), houve uma tentativa de renegociar, mas sem sucesso. Por isso agora o TGI volta a ter a franquia aberta, e quem quiser (e tiver mais ou menos 1 milhao e meio de dolares por loja para investir, retorno em 7 anos), leva.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Marcos, obrigado pelo seu comentário, foi bem esclarecedor!

    Acho que agora tudo começa a fazer sentido. O jeito é esperar que novos empresários resolvam reinvestir nas franquias do Friday's no "Brazil". Alguém se habilita?

    Rê, parabéns pelo blog novamente!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá gente. Então chegamos a um acordo? rsrsrs. Obrigada pelo comentário, Marcos. Tirou nossas dúvidas. E os posts são para serem comentados mesmo. A ideia é toda essa troca de informações.
    Agora vamos ficar de olho no mercado, quem sabe daqui a pouco alguém se habilita a retornar com a franquia pro Brasil?
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Por nada, eu que agradeço a oportunidade. A propósito, já se cogita sim reabrir a franquia em São Paulo e Rio de Janeiro, voltados pra Copa de 2014 e Olimpíadas em 2016.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. eu trabalhei ate o ultimo dia antes de fecha...pode ter certeza se fechou nao foi por falta de publico ..sem chance de ter cido o outback que fez o fridays fecha,quem fala isso e pq nao sabe de nada,mesmo com o outback de concorrente ainda sim tinha publico pros dois e ainda dava fila de espera

    ResponderExcluir
  15. Eh verdade. Em Brasília tanto a TGI, quanto o Hooters não cairam no gosto da galera não. Agora o Capital Steak House e o Outback estão sempre cheios. Talvez seja mesmo isso..

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal.
    Na realidade além do compromisso de abrir novas lojas em um determinado espaço de tempo que não foi cumprido. O grupo americano diz que as lojas no Brasil não superaram as expectativas em inúmeras questões , o que nao tem nada a ver com financeiro. No entanto, o grupo já entrou em contato com o Consulado americano no Brasil solicitando ajuda para encontrar novos investidores aqui no Brasil. primeiramente, a intenção é abrir a 1ª loja em São Paulo, e ao longo de cinco anos, contar com aproximadamente 15 lojas em todo o território brasileiro. para cada loja,o investimento varia de R$ 800.000,00 a R$ 1,5 milhão. Se alguém se habilitar, podem me chamar para gerenciar a rede.rsrsrsrs
    Abração a todos...

    ResponderExcluir
  17. Olha, que novidade boa! Vamos esperar então novas franquias ;)

    ResponderExcluir
  18. Como qualquer negócio, administrar é o desafio.
    O Fridays era gerido por um grupo que tem inúmeros outros negócios (muito maiores) e a gestão (ou a falta) era familiar (os filhos tocaram) principalmente a partir de 2006/2007.
    De 2000 a 2006 lojas foram abertas, houve intercâmbio com a central EUA e América Latina e de repente...foi minguando.
    Entre 2007 e 2010, quando decidiram encerrar as operações, foram muitas as dificuldades e o crescimento da concorrência passou uma imagem deturpada do que aconteceu de fato.
    O Fridays no Brasil perdeu para o Fridays no Brasil.
    "Só isso".

    ResponderExcluir
  19. Oi pessoal lendo varios depoimentos vi varias verdades e fantasias como por exemplo achar que o fidays sumiu por concorrencia é pura fantasia mas a grande verdade é que a ma administração acabou com o fridys trabalhei la por cinco anos (desde a abertura em 1995 até 2000) e já no inicio as vezes trabalhavamos com produtos não autorizados pela matriz, tudo era lindo quando os americanos vinham fazer a "fiscalização" como tinhamos que passar nessa fiscalização tudo funcionava como deveria funcionar mas bastava os americanos dizer bye bye e tudo voltava ao normal, e pelo q eu soube os detentores da franquia não estavam pagando os royalties aos americanos, queria eu ter dinheiro pra assumir essa mina de ouro pois trabalhei la por cinco anos e de casa sempre lotada qdo comecei perceber um fraco movimento era por desinteresse dos detentores, q tb tinham uma construtoras q só faziam obras para o governo (lucro certo e rapido) como um lugar q tinha fila de espera q chegavam a até 2 HORAS pode cair na desgraça???
    espaço tem pra todos principalmente em sao paulo e uma casa divertida e descontraida como essa acho q não existe.

    ResponderExcluir
  20. Ai que saudades do Fridays BH. Foram bons momentos lá vividos... Não há nada que se compare no mundo a uma Jack Daniels ribs... é absolutamente delicioso...aVHO QUE VOLTA PRA BH, POIS SEMPRE HAVIA MUITO MOVIMENTO...
    o QUE NÃO ACONTECEU COM A PIZZA HUT E COM D DONUTS QUE JÁ FECHOU HÁ ANOS E ACHO QUE NÃO VOLTA MAIS E EM SP AQUELA FARTURA DE LOJAS DE DD...NÃO DÁ PRA ENTENDER...

    ResponderExcluir
  21. Poxa realmente foi uma pena ter fechado todas as franquias, pois aqui no Rio adorávamos, vai deixar saudades.

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!