A partir de 28 de fevereiro fica proibido o uso de sacolas de plástico na capital mineira. É que entra em vigor a Lei 9.529/08 sancionada em 2008 pelo prefeito na época, Fernando Pimentel, que proíbe o uso das embalagens que não sejam produzidas de material reciclável ou biodegradável. As redes de supermercado e outros estabelecimentos comerciais terão que oferecer alternativas aos consumidores.
Quem já tem sua ecobag pode continuar usando sem culpa.
Ambientalistas alertam que a sacola de plástico é uma das maiores vilãs do meio ambiente, pois demora cerca de 400 anos para se decompor.
A norma é originária de um projeto de lei do vereador Arnaldo Godoy (PT). O estabelecimento que não cumprir pode ser multado em mil reais.
Os estados do Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Paraná e Distrito Federal já têm leis semelhantes que também estabelecem a substituição das sacolas plásticas.
O site http://www.sacolinhasplasticas.com.br/ tem dicas e sugestões de como reutilizar as novas ecobags.
É Renatinha, estava demorando mesmo para isto virar lei aqui em BH... Mas, até que ponto será a honestidade dos estabelecimentos e a maquiagem em cima das sacolas já existentes? Será que haverá fiscalização "nas escritas: BIODEGRADÁVEIS"? Fica a dúvida, já que conhecemos o famoso "jetinho brasileiro". Um beijo e saudades de vc.
ResponderExcluir