terça-feira, 3 de maio de 2011

Nova carteira de identidade

A partir de julho deste ano, os brasileiros já poderão fazer a nova carteira de identidade. As antigas serão gradativamente substituídas pelo RIC. Ambos os documentos (RG e o RIC) serão válidos para a identificação civil. A carteira de identidade continuará válida, pelo menos, até que todos os cidadãos tenham sido recadastrados.

No chip do cartão RIC estarão gravados dados como nome, filiação e data de nascimento, além de informações biométricas (impressões digitais), o que possibilitará a identificação eletrônica automatizada do portador e o uso da certificação digital. A validade da nova carteira será de 20 anos, a contar da data de expedição.


A diferença

Cada cidadão passará a ter um número único, baseado em suas impressões digitais, no Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil. Esse banco de dados estará integrado com as bases de informações dos órgãos de identificação estaduais. O cartão é feito de policarbonato, com alta resistência e durabilidade, e preparado para o processo de gravação a laser, que dificulta a alteração dos dados impressos.



A nova carteira irá custar R$ 40,00.

3 comentários:

  1. Vai ser mais pratico ter todos documentos reunidos em 1 só sem falar que o papel tem prazo de validade e é fácil de rasgar. Agora espero que essa Carteira de Indentidade seja mesmo contra fraudes caso alguém perca o seu!

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!