quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Um chega pra lá no isotônico

Recente pesquisa deu um chega pra lá nos isotônicos produzidos no mercado em todo o mundo. O estudo descobriu que os atletas que terminaram uma corrida em menos tempo também perderam maior proporção do seu peso corporal. Isso significa que eles não beberam mais do que o corpo realmente precisou, concluíram os pesquisadores.

O mercado de bebidas esportivas informa em suas propagandas que a desidratação está associada à queda do rendimento durante provas de competição. Porém, a pesquisa ressalta que beber mais do que o corpo precisa pode prejudicar o desempenho do atleta.

Os isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), considerados ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor durante atividade física. É comum vermos os atletas no meio de competições bebendo isotônicos. Hoje, faz parte da rotina deles. Mas vale lembrar que, como tudo na vida, em excesso pode fazer mal. No caso desse tipo de bebida, dizem os especialistas que o desempenho pode ser prejudicado devido ao ganho de peso causado pela ingestão excessiva de líquido. Agora, cabe a cada atleta se conhecer, conhecer os limites de seu corpo e não exagerar na dose. Valendo a medalha de campeão!

PS: A pesquisa analisou 643 competidores que terminaram a maratona de Mont Saint Michel, na França, em 2009, que teve um percurso de 42 km. Todos foram aconselhados a beber 250 ml de água ou isotônico a cada vinte minutos durante a prova. Os resultados foram publicados no periódico "British Journal of Sports Medicin".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!