Por Cláudio Yoshinaga
Ultimamente, muito se tem falado sobre as questões ambientais, principalmente sobre a preservação dos recursos naturais e hídricos. Mas como aliar preservação e desenvolvimento?
Desta questão surgiu o termo “desenvolvimento sustentável”, ou seja, desenvolvimento com sustentabilidade. O uso dos recursos naturais de maneira planejada de modo a suprir nossas necessidades sem prejudicar as interações ecológicas necessárias para a manutenção do meio ambiente e seu pleno funcionamento.
O desenvolvimento social também deve estar inserido no modelo sustentável visando a melhoria das condições de vida das comunidades envolvidas.
Um bom exemplo é o da Natura que utiliza matéria prima da Amazônia retirada da floresta pelas comunidades nativas sem causar dano algum e propiciando uma melhoria na qualidade de vida dos moradores.
Outro exemplo é a retirada de madeira de maneira planejada causando impacto mínimo e favorecendo a recuperação da floresta.

As ações sustentáveis devem ser incorporadas por todos, mas os governos devem adotar políticas setoriais que promovam mudanças estruturais relacionadas ao crescimento e ao meio ambiente.
É de suma importância a criação de ferramentas de controle para níveis de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, controle da atividade pesqueira, controle de emissão de poluentes nos cursos de água.
Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
claudiobiologo@yahoo.com.br
Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
claudiobiologo@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!