quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Créditos de carbono



Em 1999, no Japão, vários países assinaram um termo de compromisso para redução da emissão de gases que favorecem o tão falado “efeito estufa”. Este documento ficou mundialmente conhecido como protocolo de Kyoto.




Alguns países nem sequer assinaram o protocolo, dentre eles os Estados Unidos, alegando que isto afetaria profundamente sua economia.




Para minimizar este impacto na economia mundial, foram criados os créditos de carbono.




A idéia é simples: O país que polui menos ganha créditos que podem ser vendidos para aqueles que poluem mais. No final das contas todos atingem suas metas de redução de emissão de gases.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Paris ou Nova York???

Mais uma série  fantástica de pôsteres minimalistas . O blog Paris vs New York, a tally of two cities   apresenta uma série de ilustrações engraçadinhas, comparando os ícones de cada cidade.





Difícil escolha, hein! Mas fico com Paris, pela Amelie Poulain!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Rica, Cult, bem resolvida e transparente!

Rica, cult, bonita, bem resolvida e transparente! Sabem de quem estou falando? Da Vodka Absolut!

Lançada na Suécia em 1879, a bebida transformou-se em um ícone. Grande parte deste sucesso deve-se a sua campanha publicitária. A campanha que se tornou conhecida em todo mundo, foi criada em 1980  pela agência TBWA/Chiat/Day de Nova York, com o título de ABSOLUT PERFECTION.


Sofisticada e simples, com o  foco voltado apenas para a marca e o design característico de sua garrafa, a propaganda pode ser constantemente reinventada e readaptada para diversos temas e culturas. Foram veiculados cerca de 1550 anúncios, durante mais de 25 anos, sem que o conceito da campanha se perdesse. Foram feitas, inclusive, versões em parcerias com estilistas (ABSOLUT FASHION) e artistas (ABSOLUT ART), além de versões personalizadas da garrafa.

Abaixo, algumas das minhas campanhas favoritas:

Você pode ver mais campanhas aqui.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

T.G.I. Friday´s sai do Brasil à francesa


A rede de restaurante americana Friday's está deixando o Brasil. Desde novembro as unidades no Brasil foram fechadas



A história do T.G.I Friday's (Thank God It's Friday's) é bastante curiosa. A primeira unidade foi aberta em 1965, em Nova York, no cruzamento da First Avenue com a 63rd Street. A fachada foi decorada com toldos de listras vermelhas e brancas, com o nome em tons de azul.

Somente no primeiro ano, os lucros atingiram a soma de 1 milhão de dólares. O restaurante em Manhattan se tornou em pouco tempo um lugar de encontro de adultos solteiros. 

Os pratos que fazem parte do menu Friday´s são criados por um Chef de cozinha, na sede, em Dallas, EUA. Esse chef é responsável pelo desenvolvimento de novos pratos e drinques. Essas receitas são difundidas às unidades Friday´s de todo o mundo.


No Brasil a primeira loja foi aberta em São Paulo e depois começou sua expansão para outras localidades como Rio de Janeiro, Barueri, Campinas, Brasília e BH.


 Friday´s em BH. Pátio Savassi



Enfim, mesmo com tanto sucesso nos EUA, parece que, no Brasil ,alguma coisa aconteceu. Aos poucos, a rede foi encerrando suas atitivades silenciosamente por aqui...

E, até o momento, parece que nenhuma notícia sobre esse assunto foi divulgada . A assessoria de imprensa da rede também não se pronunciou. O que será que aconteceu?

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

História do Natal digital

Moda Ilustrada: estampas de oncinha!

As estampas de animais, ou print animals, chegaram para ficar. Inicialmente, muita gente torcia o nariz para as bichinhas. Alguns achavam que eram escandalosas demais, outros, e eu me incluo nesta categoria, achavam que era uma moda meio “bitch” demais.

No entanto, a moda acabou pegando e SABENDO USAR, como a Betty, os looks podem ficar graciosos e diferenciados.

Agora para o verão 2011 as estampas de oncinha ganharam nova roupagem: influenciados pelas cores fortes e cítricas que serão a tendência da estação, elas serão vistas por aí em diversos tons coloridos e cítricos.
As famosas já aderiram:

Quem gosta de acessórios e objetos com a estampa, pode visitar esta lojinha aqui, a Coisas de Oncinha, para encontrar bolsas, prendedores de cabelo, estojos de maquiagem e diversos itens estampados com o tema.

Mas o Real e Jornal adverte: não vale bancar ALÔKA e sair pro aí desfilando com o zoológico inteiro. Bolsa de oncinha, sapato de zebrinha, calça de cobra... #NOT!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Carros X Motos




Quais são as vantagens e desvantagens dos carros e das motos?




Nos dias atuais, com tantos engarrafamentos, os carros perdem feio para as motos. Sem contar a falta de vagas nos estacionamentos.




Já as motos conseguem um bom deslocamento nos horários de pico e, sempre conseguem um lugarzinho perto de onde se quer ir.





Com relação ao meio ambiente, os carros estão há anos luz das motos. As "magrelas" poluem 7 vezes mais que os automóveis.





Outra vantagem dos carros é a sua capacidade de carga, que é bem superior.





Se bem que as motos também têm um bom desempenho.





Disputas à parte, fica aqui uma dica: "Sempre que possível prefira os meios de transporte coletivo!"
A natureza agradece.

Um chega pra lá no isotônico

Recente pesquisa deu um chega pra lá nos isotônicos produzidos no mercado em todo o mundo. O estudo descobriu que os atletas que terminaram uma corrida em menos tempo também perderam maior proporção do seu peso corporal. Isso significa que eles não beberam mais do que o corpo realmente precisou, concluíram os pesquisadores.

O mercado de bebidas esportivas informa em suas propagandas que a desidratação está associada à queda do rendimento durante provas de competição. Porém, a pesquisa ressalta que beber mais do que o corpo precisa pode prejudicar o desempenho do atleta.

Os isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), considerados ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor durante atividade física. É comum vermos os atletas no meio de competições bebendo isotônicos. Hoje, faz parte da rotina deles. Mas vale lembrar que, como tudo na vida, em excesso pode fazer mal. No caso desse tipo de bebida, dizem os especialistas que o desempenho pode ser prejudicado devido ao ganho de peso causado pela ingestão excessiva de líquido. Agora, cabe a cada atleta se conhecer, conhecer os limites de seu corpo e não exagerar na dose. Valendo a medalha de campeão!

PS: A pesquisa analisou 643 competidores que terminaram a maratona de Mont Saint Michel, na França, em 2009, que teve um percurso de 42 km. Todos foram aconselhados a beber 250 ml de água ou isotônico a cada vinte minutos durante a prova. Os resultados foram publicados no periódico "British Journal of Sports Medicin".

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Moda Ilustrada: Por que os desfiles de moda são tão estranhos?

Esta é uma pergunta muito comum. Afinal, porque os desfiles de moda são tão estranhos?

Como todo projeto de design (bem executado), as coleções de moda são baseadas em um conceito ou em outras palavras “o espírito” de cada coleção. É através desse conceito que as coleções nos mostram para que vieram e quais serão as tendências da próxima estação.

As roupas que vemos nas passarelas são a expressão desse conceito, em sua máxima representação. Para provocar e para chamar mesmo atenção, destacando os atributos de cada coleção, marca e estilista.

Ou seja, se você assistiu a algum desfile e viu isto aqui:


Quer dizer que nas ruas, é bem possível que você veja isto aqui:
Estampas, florais, print animals e mistura de estampas.


Se as modelos do desfile estão assim:
Isto quer dizer: tchau chapinha!

E isto tudo porque, se um desfile fosse assim, comum como as produções do dia-a-dia, não seriam desfiles, mas sim, um simples passeio, por qualquer cidade!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sonhei que voava!


Bolinhas de Natal para designers!

$21 aqui

What the fuck?

Mais uma excelente série de pôsteres minimalistas. O estúdio criativo Minga desenvolveu uma série de cartazes onde a frase acima cai perfeitamente bem!






A maior flor do mundo

A maior e mais mal cheirosa flor do mundo, a famosa "flor-cadáver", floresceu no Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. O desabrochar da planta acontece uma vez a cada 10, 12 anos, e dura no máximo três dias. 
É a primeira espécie a florescer na América Latina. A última vez que um exemplar da espécie desabrochou foi em julho deste ano, em Tóquio, no Japão, quando milhares de pessoas fizeram fila para conhecer a exótica e rara planta.

A espécie Amorphophallus titanum foi descrita originalmente por Odoardo Beccari, em 1878, botânico do Jardim Botânico de Florença, que a encontrou no Ilha de Sumatra, Indonésia. Dez anos depois, a espécie floresceu no Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, maravilhando o ocidente com sua inflorescência peculiar.

O material que floresceu neste domingo em Inhotim está dentro da estufa recentemente inaugurada para a manutenção do material de pesquisa e foi plantada a partir de sementes enviadas ao curador botânico do Inhotim, Eduardo Gonçalves, há cerca de 10 anos.

Todo o processo está sendo transmitido ao vivo. Copie e cole o link abaixo na barra de endereço do internet Explorer: 

mms://201.88.145.130/planta cadaver


Curiosidades:

-conhecida como "a maior flor do mundo"

-pode ter mais de 3 metros de altura

-possui forte odor, que já foi descrito como "uma mistura de açúcar-queimado com peixe-podre", que atrai moscas e besouros

-possui um caule gigante e subterrâneo, como uma batata, e produz apenas uma folha a cada dois anos, que pode atingir até dois metros de altura e sete metros de diâmetro

-a flor é produzida a cada dois anos, depois dos 10, 12 anos após a germinação da semente.

Fonte: Instituto Inhotim http://www.inhotim.org.br/

Stop Motion: uma vida inteira através de fotos

Para quem gostou do vídeo da Natalie, este é um outro belo exemplo de uma vida narrada através de fotos. O vídeo foi criado pela Olympus para comemorar os 50 anos de sua câmera “PEN”.

Foram utilizados ao longo do filme 60.000 imagens e 20 locações diferentes, que foram animadas pela técnica do Stop Motion. É antiguinho, mas vale a pena!

Destaque para a trilha sonora com a música “Down Below”, do Johannes Kadelbach.

Não dá vontade mesmo de sairmos viajando por aí?


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

10 anos de vida em 1 min 25 s

Os pais da pequena Natalie, fizeram uma foto por dia da menininha, desde seu nascimento. O resultado foi o video abaixo. Lindo!



Merecia uma bela trilha sonora, ne? Nisso ficaram devendo.