sexta-feira, 1 de outubro de 2010

2010 International Year of Biodiversity

Por Cláudio Yoshinaga
A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.

Mas... O que é Biodiversidade?
Bio" significa "vida" e diversidade significa "variedade". Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra como plantas, aves, mamíferos, insetos e microorganismos.

A maior parte do oxigênio que respiramos é proveniente do plânction dos oceanos e das florestas frondosas de todo o mundo.
Provavelmente, as frutas e as verduras que comemos foram polinizadas por abelhas e a água que bebemos faz parte de um grande ciclo global no qual você também está incluído, assim como as nuvens, as selvas, as geleiras, os rios e todos os oceanos.


A minha e a sua alimentação dependem quase que por completo das plantas e dos animais que nos rodeiam. Desde os vegetais que nos proporcionam arroz e trigo até os peixes e a carne de animais de grande porte.

Nós compartilhamos o planeta com 13 milhões de espécies vivas distintas, entre elas, se incluem plantas, animais, bactérias, das quais somente 1,75 milhões possuem um nome e já estão classificadas; a maior parte, ainda desconhecida. 

 
Esta riqueza natural incrível é um tesouro de incalculável valor, que forma a base fundamental de nossa qualidade de vida. Os sistemas e processos que esses milhões de organismos proporcionam de forma coletiva, produzem os elementos fundamentais da vida.

Nossa relação na biodiversidade é tão perfeita e harmoniosa que tudo nos parece uma unidade única, e desta forma muitas vezes não atentamos para as partes dessa “unidade”.

A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos.
É muito importante aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças.

  O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 é um marco significativo, cujo êxito depende de medidas inspiradoras em todos os setores a nível mundial.
E a proteção da biodiversidade requer a adoção de medidas por parte de todos os níveis: o governo, o empresariado, o público e o privado. Com o propósito de criar emoção e curiosidade, fazendo com que as pessoas se interessem por descobrir a biodiversidade e percebam como nós estamos intimamente relacionados com ela, despertando a importância para a sua proteção.

E você? Sabe como contribuir? 



Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
claudiobiologo@yahoo.com.br
 

Um comentário:

  1. Fantástica tais informações! Consciência ecológica é fundamental para a biodiversidade! Atuemos já!

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!