segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A polêmica dos Antibióticos

Um assunto que vai dar o que falar nesta e nas próximas semanas é a proibição da venda de antibióticos nas farmácias de todo o Brasil sem prescrição médica. A decisão da Anvisa é uma forma de combater a automedicação e o crescente número de casos de infecção hospitalar provocada pela superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase).



Como vai funcionar:
A partir de 28 de novembro, as farmácias, no ato da venda, ficarão com uma via da receita e a outra será entregue ao paciente, carimbada. Outro detalhe é que, após a emissão da receita, o paciente terá o prazo para comprar o medicamento: de até dez dias. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi publicada no Diário Oficial da União.
O médico clínico Telmo Diniz, que atua em Belo Horizonte com a prática ortomolecular e anti-envelhecimento, afirma que os antibióticos podem causar dores de estômago, bem como alergias, dependendo da sensibilidade de cada paciente. Antiinflamatórios podem irritar ainda mais o estômago das pessoas sensíveis. Por isso, o olho clínico do médico é de suma importância! Afinal o consumo pode provocar desde o escurecimento dos dentes, no caso de substâncias como a tetraciclina, até deficiências renais ou hepáticas e sequelas neurológicas, causadas por superdosagem.





Ouvindo a CBN na manhã de hoje, dois profissionais da saúde debateram sobre a decisão. Um apóia o outro não. O que apóia afirma que a responsabilidade sobre o medicamento ingerido pelo paciente é do médico. O outro enfatizou que existem no Brasil regiões onde não há médicos e as pessoas que moram nestes locais contam com o auxílio do farmacêutico para prescrever medicamentos. Um debate que foi longe...

Afinal, de quem é a responsabilidade pela ingestão de remédios: dos médicos ou dos farmacêuticos? Polêmico isso, não?



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Do tempo da vovó...

Por Cláudio Yoshinaga



Há cerca de 6 meses comprei 2 sacolas para fazer compras no supermercado. Daquelas do tempo da vovó.


Desde então praticamente não utilizo mais as sacolinhas de plástico - fato que me deixa com a consciência aliviada com relação à contaminação ao meio ambiente causada por elas quando descartadas. Penso que estou fazendo a minha parte..

Fico vendo as pessoas no supermercado, usando e abusando deste tipo de sacolas de plástico. Tem gente que ainda leva algumas de reserva! Não estão nem aí....




Bom, já apareceram alternativas no mercado como, por exemplo, as sacolinhas biodegradáveis. Mas, mesmo assim, pra mim, ainda passa uma sensação estranha... de poluição. Não acho legal!



Às vezes esqueço as minhas sacolas ecologicamente corretas em casa e quando isso acontece sempre peço para os embaladores colocarem as minhas compras em caixas de papelão, utilizadas para transportar os hortifruti. São excelentes para carregar e depois eu descarto no lixo reciclável. Sem problemas.
Que bom seria ver todo mundo carregando suas compras como antigamente. Pena que isso ainda é muito raro. Ainda vivemos em tempos de comodismo. Mas tenho esperança de que meu exemplo seja seguido a cada dia que for ao supermercado. Um dia as coisas melhoram.


SIGA VOCÊ TAMBÉM ESTE EXEMPLO. DIGA NÃO ÀS SACOLINHAS!


Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sapo Queijo Nada

Quem é cliente TIM sabe como é divertido ligar no *144….


Já tem alguns meses que um rapaz ligou para atualizar endereço, e pra quem mora em Brasília é uma peleja explicar para quem é de fora que lá as ruas não tem nome…. E foi mais ou menos assim:

Depois de 45 minutos aguardando….

Mateus: "Alo! Boa noite, não estou recebendo minhas faturas… Preciso atualizar meu endereço…"
Tim: "Senhor, pode falar seu novo endereço…"

Mateus: "SQN 214 Bloco E…"
Tim: "Ok.. FQM 214 Bloco E…."

Mateus: "Não… Não…. É SQN!!! Não FQM!"
Tim: "Ah sim, desculpe… Confirmando… FQN 214"

Mateus: "Po! Não…. SQN!!! SQN!!!"
Tim: "Ah tá, desculpe senhor… Continuando… SQM 214"

Mateus: "Ai caramba!!!! Esquece o M e o F… É SQN"
Tim: "Já entendi senhor… FQN"

Mateus: "Ai meu santo… É SQN… Sapo Queijo Nada… SQN… Sapo Queijo Nada!!"

Tim: "Ah tá senhor…. Agora entendi… Sapo Queijo Nada"

Mateus: "Ufa! Graças a Deus… Tudo certo então… Atualizado?"
Tim: "Sim, atualizado… Boa noite."

Depois dessa briga toda, finalmente chegou a conta no meu endereço!!!!! Olha a prova abaixo:


Vejam o video explicando a historia de um rapaz tentando dizer o seu endereço, na Asa Norte, em Brasília.


Ah, nem vou comentar sobre o sujeito tentando explicar onde ele mora, em Taguatinga, na CSA 2. Prestem atenção e riam mais ainda!

kkkkkkkkkkkkkkk

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1379594-7823-CORRESPONDENCIA+E+ENVIADA+PARA+O+ENDERECO+SAPO+QUEIJO+NADA+NO+DF,00.html

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Você sabe o que é ESPELEOLOGIA?


Por Cláudio Yoshinaga


ESPELEOLOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS CAVIDADES NATURAIS (GRUTAS E CAVERNAS).

COMO FORAM FORMADAS, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, EVOLUÇÃO AO LONGO DO TEMPO, FORMAS DE VIDA E FORMAÇÕES EM SEU INTERIOR (ESPELEOTEMAS).
DENTRE OS ESPELEOTEMAS PODE-SE CITAR AQUELES EM QUE A OCORRÊNCIA É MAIS COMUM:
CASCATAS, CORTINAS, ESTALAGMITES, ESTALACTITES E COLUNAS, DENTRE OUTROS.



O BRASIL É UM DOS PAÍSES DE MAIOR OCORRENCIA DE CAVERNAS NO MUNDO E EM MINAS GERAIS PODEMOS ENCONTRAR CAVIDADES DE RARA BELEZA COMO A GRUTA DA LAPINHA EM LAGOA SANTA, A GRUTA REI DO MATO EM SETE LAGOAS E A GRUTA DE MAQUINÉ EM CORDISBURGO.


ENTRAR EM UMA CAVERNA EXIGE ALGUNS CUIDADOS E É ACONSELHÁVEL O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA, O ESPELEÓLOGO. A PRESENÇA DESTE PROFISSIONAL GARANTIRÁ QUE O PASSEIO SEJA AGRADÁVEL TANTO NA DESCOBERTA DESTE NOVO MUNDO QUANTO NA QUESTÃO DA SEGURANÇA POIS EXISTEM VÁRIOS PERIGOS NESTE TIPO DE RELEVO.

OUTROS TIPOS DE PROFISSIONAIS TAMBÉM TEM INTERESSE EM REALIZAR ESTUDOS EM GRUTAS E CAVERNAS DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS PECULIARES. OS ARQUEÓLOGOS ESTUDAM A PRESENÇA HUMANA NA ENTRADA DAS CAVIDADES, MUITAS COM REGISTROS DESTA PRESENÇA (PINTURAS RUPESTRES).

OS PALEONTÓLOGOS PROCURAM POR FÓSSEIS DE ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS QUE MORRERAM E FORAM PRESERVADOS NO INTERIOR DAS CAVERNAS GRAÇAS ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS FAVORÁVEIS.

VAI AÍ UMA DICA: PARA ENTRAR EM UMA GRUTA OU CAVERNA É NECESSÁRIO AUTORIZAÇÃO DO ÓRGÃO COMPETENTE (CECAV) E A RETIRADA DE QUALQUER MATERIAL OU QUALQUER TIPO DE VANDALISMO É CRIME!




VAMOS CURTIR TODA A BELEZA DO NOSSO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO COM CONSCIÊNCIA E BOM SENSO.



Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
claudiobiologo@yahoo.com.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sustentabilidade no mundo


Por Cláudio Yoshinaga
Ultimamente, muito se tem falado sobre as questões ambientais, principalmente sobre a preservação dos recursos naturais e hídricos. Mas como aliar preservação e desenvolvimento?


Desta questão surgiu o termo “desenvolvimento sustentável”, ou seja, desenvolvimento com sustentabilidade. O uso dos recursos naturais de maneira planejada de modo a suprir nossas necessidades sem prejudicar as interações ecológicas necessárias para a manutenção do meio ambiente e seu pleno funcionamento.
O desenvolvimento social também deve estar inserido no modelo sustentável visando a melhoria das condições de vida das comunidades envolvidas.
Um bom exemplo é o da Natura que utiliza matéria prima da Amazônia retirada da floresta pelas comunidades nativas sem causar dano algum e propiciando uma melhoria na qualidade de vida dos moradores.
Outro exemplo é a retirada de madeira de maneira planejada causando impacto mínimo e favorecendo a recuperação da floresta.


Existem várias formas de se praticar sustentabilidade, dentre elas podemos citar: reciclagem de materiais, uso racional de energia e água, utilização de transporte coletivo, comprar produtos ecologicamente corretos (produtos verdes).
As ações sustentáveis devem ser incorporadas por todos, mas os governos devem adotar políticas setoriais que promovam mudanças estruturais relacionadas ao crescimento e ao meio ambiente.
É de suma importância a criação de ferramentas de controle para níveis de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, controle da atividade pesqueira, controle de emissão de poluentes nos cursos de água.




Cláudio Yoshinaga é biólogo e cinegrafista profissional. Escreve neste blog sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
claudiobiologo@yahoo.com.br