quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fim da Linha


Ainda é cedo quando ouço mais uma notícia sobre acidente na linha de trem. Por instantes, me vêem à mente a cena do trem a cerca de 100km por hora tentando frear. E o mais incrível é que de todos são causados por imprudência de pedestres e motoristas que insistem em atravessar, mesmo vendo o trem adiante, pois acham que dá tempo. Só que na maioria das vezes, não deu...
Um colega me chamou atenção para uma placa em um dos cruzamentos da via pública com a linha do trem, em Betim. Nela constam não só o pare, olhe e escute como também a lei que avisa que tal ação é obrigatória! Só não entendi por que ao longo da linha, em toda a cidade de Betim, tem poucas placas dessa. Por que não tê-las em todos os 'mil' cruzamentos?

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro diz sobre os cruzamentos da linha férrea:
Art. 212: Deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima. O condutor que infringir o código pode levar multa e perder até 7 pontos na carteira.
Art. 29: Os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.
Art. 32: O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias de duplo sentido de direção e pista única, nas passagens em nível.
Art. 202: O condutor não poderá ultrapassar outro veículo nas passagens em nível
Art. 44: Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

Ah, pesquisando no site da CBTU (www.cbtu.gov.br) sobre trens urbanos me deparei com um link bem legal que leva para o site do metrô de Belo Horizonte. Lá tem o novo jornal eletrônico do metrô, lançado no primeiro semestre desse ano e com o mesmo nome do jornal de SP que faz muuuito sucesso lá. Outro link que gostei foi o do setor de achados e perdidos. Nele constam (on line e atualizadíssimo) o nome das pessoas e o documento perdido, por cada um, nas estações ,em julho deste ano (falei que era atualizado). A central de achados e perdidos fica na estação Santa Efigênia em BH, telefone: 3250-4231.

Um comentário:

  1. Veja também a reportagem que fiz sobre o assunto.


    Basta clicar no link abaixo e assistir no Youtube!

    http://www.youtube.com/cidadeparatodos#p/u/12/KY7BclhkNDI

    beijos

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer vê-lo (a) por aqui! Fique à vontade para dar sua opinião!